quinta-feira, 24 de março de 2011

Frank Capra em exibição no Cine CCBEU


O Cine CCBEU exibe nesta quinta-feira (24/03) o filme "Loucura Americana", de Frank Capra, dando continuidade ao ciclo "O cinema americano dos anos 30".

Sinopse:
Durante a depressão do início dos anos 30, banqueiro (o ótimo Walter Huston, pai do cineasta John Huston) acredita que a melhor forma de derrotar a crise é emprestando dinheiro aos montes para a população. Com LOUCURA AMERICANA (AMERICAN MADNESS, EUA, 1932), Frank Capra já dava sinais para qual lado sua carreira caminharia nas décadas seguintes, adotando um tom populista e moralista, mas também humano, nesse comentário otimista sobre a sociedade capitalista americana.

O conceito é o mesmo de A FELICIDADE NÃO SE COMPRA, A MULHER FAZ O HOMEM e tantos outros marcos da obra do cineasta: que diferença um homem pode fazer para tornar melhor a comunidade onde vive, e o quanto essa comunidade pode ser grata a este indivíduo.

Os mais cínicos podem até torcer o nariz para esse otimismo, mas o talento de Capra para desenvolvê-lo é inegável. O filme é ágil e envolvente, fazendo bom uso de algumas opções narrativas incomuns na época, como diálogos sobrepostos e uma montagem enxuta.

Ótima cópia restaurada, com comentários em áudio de Frank Capra Jr. e Catherine Kellison (teórica da New York University), além de um especial de 25 minutos onde o filho do cineasta recorda a produção do longa (ambos sem legendas), lembrando que o personagem principal foi realmente inspirado em um banqueiro da época.

Serviço:
Cine-teatro do CCBEU (Padre Eutíquio, 1309).
24 de março(quinta), às 18h30min.
ENTRADA FRANCA

Realização CCBEU e APJCC
Apoio Cineclube Amazonas Douro

Nenhum comentário:

Postar um comentário