quinta-feira, 17 de março de 2011

Cine CCBEU apresenta: Inimigo Público n°1



Oscar Wylde dizia: "o homem mata tudo o que ama". Este aforismo representa a contradição humana no seu limite: nossa espécie ama e destrói com a mesma paixão. O choque destas forças estão no cerne deste "Inimigo Público n°1", filme de 1931, dirigido por William A. Wellman.

A obra aborda a ascensão e queda do criminoso Tom Powers, trazendo todos os tradicionais clichês do "ciclo de gângsters" dos anos 30 mas revestindo-os com um realismo brutal e comovente. O estilo de Wellman é de uma elegância embasbacante: sua mise-en-scène é implacável e o recurso da violência é recrudescido pelo talvez mais criativo uso do espaço extra-campo na história do cinema.


Wellman imprime sua direção "estilo cinema mudo" sobre um material radicalmente falado. James Cagney é a voz, o corpo e a expressão máxima das ruas (décadas antes de Marlom Brando ou James Dean). Sua atuação pulsa numa liberdade vigorosa, em contraste com a rigidez maligna de Jean Harlow, a clássica mulher do bandido, uma sílfide platinada cuja presença impõe uma rédea sexual em Cagney. Esta alquimia cinematográfica explode num dos filmes mais ousados de todos os tempos, uma obra-prima sobre a força desesperada da alma.

Serviço:
Dia 17 de março (quinta) às 18:30
No Cine-teatro do CCBEU
(Padre Eutíquio, 1309)
ENTRADA FRANCA
Realização: APJCC e CCBEU

Nenhum comentário:

Postar um comentário